O Google e a 'Life' estabeleceram um acordo que tem como principal objectivo disponibilizar online mais de dez milhões de fotografias dos arquivos da reputada revista norte-americana. Estas imagens, captadas pormuitos dos maiores fotojornalistas do século XX, tais como Margaret Bourke-White, Robert Capa, Alfred Eisenstaedt, Lee Miler, W. Eugene Smith, Gordon Parks, ou Dorothea Lange, ilustram marcantes momentos na história do século XX. Cerca de 97% das fotografias que serão colocadas online nunca foram publicadas. Foto da série "Migrant Mother" - Março 1936 - Nipomo, CalifórniaMargaret Bourke-White No momento apenas 20% das fotos estão digitalizadas, sendo pesquisáveis através do motor de pesquisa de imagens do Google mas nos próximos meses muitas outras ficarão online.
Esta parceria é muito semelhante àquela que desde Janeiro de 2008 permite ao site de partilha de imagens da Yahoo, o 'Flickr', disponibilizar, vários milhares fotografias pertencentes ao acervo documental da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
Gee'S Bend, Alabama, EUA - Abril de 1937Arthur Rothstein
A revista Life foi fundada em 4 de Janeiro de 1883 por John Ames Mitchell e editada semanalmente pela Life Publishing Company. Henry Luce (fundador da Time Magazine e da Fortune) comprou em 1936 esta revista, com o propósito de deter o copright do nome. Luce alterou alterou radicalmente o formato e conteúdo da revista. Se até aí a revista Life era conhecida por ser uma revista humorística e de crítica de teatro e cinema, a partir de 1936 passou a ser fundamentalmente uma revista de fotojornalismo, sendo a primeira revista americana de fotografia. Seguia o ditame "Uma imagem vale por mil palavras". A sua sede era em Nova Iorque. Judeus no campo de concentração de Buchenwald, Weimar, Alemanha - Abril de 1945H. Miller Henry Luce pareceu ter acertado em cheio no ano de aquisição, 1936, no auge da Grande Depressão e quando na Europa tudo se parecia encaminhar cada vez mais para uma Grande Guerra. O 1º número da nova revista em 23 de Novembro de 1936 contou logo com uma fotoreportagem da genial Margaret Bourke-White. A publicação periódica do Life Magazine terminou com a edição de Maio de 2000. De 1936 até 1972 teve uma periocidade semanal, de 1972 a 1978 foi publicada em números especiais com uma periocidade variável, e de 1978 a 2000 passou a ter uma periocidade mensal. De 2004 a 2007 ainda foi publicada como um suplemento semanal em alguns jornais de referência americanos. Duante várias décadas, desde 1936 a Life foi a revista da categoria de informação/notícias mais vendida nos EUA e chegou a vender em muitas semanas mais de 10 milhões de cópias.
Uma caravana de Sikhs migram para o leste do Punjab, a India - Outubro 1947Margaret Bourke-White Etiquetas: Acervo Documental, Bibliotecas Digitais e Virtuais, Bibliotecas e o Google, Informática Internet e Bibliotecas |